Salvador, 26 de setembro de 2017
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis

No Especial das Seis desta quarta-feira (13) a série mensal NEOJIBA vai destacar Danças e Rituais, obras que fazem parte do repertório de compositores clássicos europeus, como Johannes Brahms, Manuel de Falla, Igor Stravinsky, Aleksandr Borodin e Sergei Rachmaninoff. O programa é apresentado pelo diretor musical do NEOJIBA, Eduardo Torres.

Os mesmos autores que você vai ouvir nesta edição, também serão tocados no concerto que a Orquestra Juvenil da Bahia e o Coro Juvenil, sob a regência de Guilherme Mannis, maestro titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, vão apresentar no dia 17 de setembro, às 11h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. O evento, que faz parte do projeto Domingo no TCA, será transmitido ao vivo pela 107.5 Educadora FM.

Entre as atrações do programa, Eduardo Torres comenta a sobre as danças de autoria do compositor russo Aleksandr Borodin, que são muito conhecidas e fazem parte da ópera chamada Príncipe Igor. “E essas danças, são danças que também, na ópera, fazem parte de rituais, rituais de colheitas, a dança das mulheres, a dança dos homens. Então, vamos ouvir o início dessas polovtsianas numa versão sem coro. Sendo que na apresentação que vamos fazer neste domingo, nós usaremos a versão da ópera mesmo, que inclui o coro, e vai ser o coro Juvenil do Neojiba que vai cantar”.

Neste Especial das Seis você ouve temas como "Dança Húngara nº 01 em Sol Menor"de Brahms, com a Orquestra do Festival de Budapeste, sob regência de Ivan Fisher e "Dança Ritual do Fogo" de Manuel de Falla, na interpretação da Orquestra Sinfônica de Chicago, tendo o maestro Fritz Reiner como regente.

Produção: Mônica Schütz e Leto Vieira

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.




 
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.