Salvador, 19 de agosto de 2019
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis

altO Especial das Seis desta segunda-feira (03) destaca a Série Lusófonos, nosso espaço mensal dedicado à música feita em países de língua portuguesa. Com apresentação do jornalista e pesquisador musical, Edu Coutinho, esta edição traz os novos trabalhos da angolana, Aline Frazão, e do português de origem cabo-verdiana, Dino D’Santiago, lançados em 2018.


Natural de Luanda, Aline Frazão é cantora, compositora e ativista. Faz parte do coletivo de mulheres Ondjango Feminista e foi cronista durante dois anos do Jornal Rede Angola. Ela começou na música com apenas 09 anos e aos 15 já compunha as primeiras canções, tendo a Música Popular Brasileira como uma das principais referências. Em 2018, celebrando 30 anos de idade, Aline Frazão lança o quarto disco da carreira: “Dentro da Chuva”, trabalho que marca uma proximidade maior da artista com o Brasil. O álbum foi gravado no Rio de Janeiro e conta com participações da cantora baiana Luedji Luna e do violoncelista carioca Jaques Morelenbaum.


Filho de pais cabo-verdianos, Claudino de Jesus Borges Pereira nasceu em Quarteira, Portugal, e iniciou o contato com a música na igreja. Deu início à carreira profissional quando entrou em um grupo de Hip Hop. Porém, foi depois de uma viagem a Cabo Verde, acompanhado pelo pai, que o artista transformou radicalmente a relação com a música. Mudou o nome artístico para Dino D’Santiago, trocou a língua portuguesa pelo crioulo cabo-verdiano, e com apenas quinze dias em solo africano, compôs dez canções.


Em 2018, Dino D’Santiago lança o álbum “Mundo Nôbu”, misturando gêneros musicais de Cabo Verde como Funaná, Morna e Batuku com a Kizomba Angolana e a batida eletrônica do afro-house, além de diversos movimentos rítmicos ainda não catalogados, garimpados pelo produtor musical Seiji. O resultado é um disco no qual cada mudança de faixa parece uma viagem, ora narrada em português, ora cantada em crioulo cabo-verdiano.


Neste Especial das Seis Aline Frazão canta canções como “Areal do Cabo Ledo”, acompanhada pelo violoncelo de Jaques Morelenbaum e “Kapiapia”, na qual divide os vocais com a baiana Luedji Luna. Enquanto Dino D’Santiago apresenta músicas como “Nôs funaná”, “Nova Lisboa” e a faixa-titulo, “Mundo Nôbu”.


Produção: Edu Coutinho e Leto Vieira.


O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.



 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.