Especial das Seis

10/12/2018 18:24:45

altNo Especial das Seis desta segunda (10) você confere a primeira edição da semana que traz uma série dedicada aos 70 anos da declaração universal dos direitos humanos, com destaque para algumas canções que falam de igualdade, justiça e dignidade. Para começar, vamos ouvir “O Banquete dos Mendigos”, o álbum duplo gravado em 1973.


O trabalho surgiu de um show idealizado pelo cantor e compositor carioca Jards Macalé, em homenagem aos 25 anos da declaração universal dos direitos humanos e que aconteceu no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em plena ditadura militar, o projeto reuniu grandes nomes da MPB em canções intercaladas pela leitura dos artigos da declaração, feita pelo poeta Ivan Junqueira. O álbum foi barrado pela censura e o lançamento só aconteceu em 1979.


Considerado mais do que um simples álbum, “O Banquete dos Mendigos” passou a ser reconhecido como um documento contra a opressão e a desigualdade. A capa, criada pelo artista plástico Rubens Gerchman, traz uma reprodução do quadro “A última ceia”, de Leonardo Da Vinci, que aliada ao título do trabalho, faz alusão ao princípio de igualdade e fraternidade entre os homens.


Neste Especial das Seis você vai ouvir alguns dos princípios seguidos de canções como “Pra Dizer Adeus”, na interpretação de Edu Lobo, “Abundantemente Morte”, com Luiz Melodia, e “Cais”, na voz de Milton Nascimento.


Produção: Raíssa Novais


O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.