Salvador, 19 de junho de 2018
Portal do IRDEB
Principal > TVE > Catálogo de Vídeos > Soterópolis 02/04/2013


Soterópolis 02/04/2013

cliques 2960 cliques | Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação:
Avalie você também |

Descrição

 

A novíssima Arena Fonte Nova é o cenário para o Soterópolis desta edição do Soterópolis. Os apresentadores Vânia Dias e Ricardo Castro foram conhecer o espaço que chega sob novo conceito: além de palco para clássicos do futebol e uma das sedes da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e da Copa do Mundo 2014, será um centro multiuso para realização de diversos tipos de eventos esportivos e culturais.

Igor Stravinsky

Falando em cultura, o programa desta semana faz uma homenagem ao centenário de “A Sagração da Primavera”, do compositor erudito russo Igor Stravinsky, espetáculo coreografado por Nijinsky e que causou escândalo ao ser encenado em Paris, em 1913.

Ricardo e Vânia conversaram com o maestro Carlos Prazeres, da Orquestra Sinfônica da Bahia, e com Cristina Castro, coreógrafa e diretora artística do Núcleo Vila Dança do Teatro Vila Velha, sobre as diversas releituras e sobre a importância que “A Sagração da Primavera” – que deu origem ao Modernismo na música - tem até os dias de hoje.

A produção de espetáculo solos

E o Soterópolis continua falando de dança, para fechar as comemorações pelo Mês da Dança (abril). A Bahia sempre foi um território produtivo para essa arte. Além de muitos grupos, bailarinos sempre se destacaram em trabalhos solos.

Então o programa foi investigar como anda a produção de espetáculo solos e saber o porquê dessa opção. Seria pela facilidade em montar ou pela necessidade de expressão individual? E como funciona o processo de criação? Para responder a estas e outras perguntas, foram entrevistados os dançarinos e coreógrafos Isaura Tupiniquim, Eduardo Rosa, Líria Morays e Bárbara Barbará.

Companhia Gira Dança

A Companhia Gira Dança, do Rio Grande do Norte, também é tema de reportagem do Soteropolis, já que traz para os palcos baianos o instigante espetáculo “Proibido Elefantes”, que discute a inclusão de pessoas com deficiência na dança.

O espetáculo propõe uma reflexão sobre limites e preconceito. No palco, seis bailarinos, entre eles, uma bailarina anã, uma cega e outro bailarino com deficiência nas pernas, provam que não existem limites para o corpo quando há força de vontade, determinação e talento.

A Gira Dança é uma companhia de dança contemporânea, formada por pessoas com e sem deficiência, que tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, voltada para o conceito do corpo como ferramenta de experiências.

Dois em Um

Também tem música: para fechar, quem assistir ao Soterópolis desta semana vai conhecer o disco “Agora”, da dupla “Dois em Um”, formada pelo compositor, produtor musical e instrumentista Luisão Pereira e pela musicista e cantora Fernanda Monteiro.

Fernanda canta e toca violoncelo em todas as 11 faixas do novo álbum, enquanto Luisão Pereira assina a produção do CD e a composição da maioria das canções, além de ter tocado vários instrumentos no disco, como guitarra, piano, violão, guitarra portuguesa, baixo e bateria.

O disco conta com a participação especial das cantoras Tulipa Ruiz, Rebeca Matta e do maestro Letieres Leite (da Orkestra Rumpilezz).

 

URL:
Incorporar:

Favoritos
rss

titulo_ta_rolando

                    
Soterópolis - Instituto do Cacau
 

videos_dos_programas

TVE Debate - Cinema Negro
 
busca_avancada_azul
Encontre um arquivo no nosso banco de dados.
videos_mais_vistos
voce_reporter_video
videocast
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.