DESTAQUES

29/04/2022 15:30 | TVE

Rural Produtivo visita a Aldeia Tuxi em Abaré

Líderes indígenas contam a história dos seus povos

Neste sábado (30), o Rural Produtivo mostra o desenvolvimento agrícola no município de Capim Grosso com a criação de caprinos e ovinos. O programa visitou também a Aldeia Tuxi em Abaré, e a Gruta do Sumidouro em Campo Formoso. Ainda tem a receita de sequilho de maracujina e a música de Raphael Barbosa.

Na Comunidade de Sete Porcos, no município de Capim Grosso, os agricultores desenvolvem estratégias que incentivam uma produção sustentável na criação de caprinos e ovinos. Com o apoio do Projeto Pró Semiárido, a comunidade foi contemplada com apriscos e assessoramento técnico continuado, produzindo culturas adaptadas à região e transição agroecológica no meio rural, resultando em garantia de segurança alimentar e implementação de renda das famílias no seu lugar de origem.

O programa visitou a Aldeia Tuxi, no município de Abaré, onde os indígenas plantam e colhem seus próprios alimentos, tendo o artesanato como sua principal fonte de renda. O Cacique Alcindo Tuxi e a líder indígena Maria Eronilde contam a história dos seus povos, destacando o ritual de dança Toré, uma tradição cultural onde os índios restauram suas forças e energias para seguir na luta por suas terras sagradas.

A equipe do Rural Produtivo visitou a Gruta do Sumidouro, no município de Campo Formoso, ponto turístico de base comunitária que atrai visitantes de todo o mundo. Seu Dernival Pinto conta a história da descoberta do local, destacando o valor representativo para sua família. Como forma de incentivo ao grande potencial turístico do lugar, os moradores receberam assistência técnica e estrutura para a geração de renda para as famílias da comunidade através do turismo.

Ainda nesta edição, o programa mostra a receita de sequilho de maracujina, feito pela cozinheira Gildete Souza, no município de Várzea Nova, e a canção do músico Raphael Barbosa. O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Rural Produtivo

Quando: Todo sábado, às 14:00, com horário alternativo na segunda-feira, às 6:00, e na quinta-feira, às 20:00.
Onde: TVEYoutube.com/tvebahia

MAIS DESTAQUES