DESTAQUES

15/06/2022 18:36 | TVE

Encontro de Sanfoneiros e quadrilha no São João do Bem Bahia

Programa inédito vai ao ar quinta-feira

A folia do São João invade o Bem Bahia desta quinta-feira, 16 de junho. O programa foi conferir o Encontro de Sanfoneiros de Jequié. E também tem a produção da bebida mais importante do festejo junino na cidade de Cachoeira: o Licor de Roque Pinto, um legado passado de pais para filhos. E ainda tem muito forró e sanfona com a tradição das quadrilhas. 



O acordeão, também chamado popularmente sanfona e gaita, é um instrumento musical aerofone de origem alemã. Mas é a famosa sanfona de 8 baixos, um dos instrumentos matriciais do forró, que virou marca registrada do estilo nordestino. Em Jequié, a equipe do Bem Bahia conversou com os sanfoneiros Dedé da Paraíba, um expoente do forró pé de serra na região, com Palmeiron Andrade, que é líder da banda "Cumpadi Pêdo" e ainda contou com a participação Lelo Andrade e Pedro Losi, do Zabumbeiro Doda e de Nozinho no Triângulo que contaram tudo sobre o Encontro de Sanfoneiros.

Cupuaçu, limão, passas, gengibre, jenipapo, chocolate, ameixa, banana, pimenta e, não menos importante, rabo de foguete. Estes são apenas alguns dos sabores comercializados no armazém "Licor de Roque Pinto", uma das lojas mais tradicionais de Cachoeira, no recôncavo baiano. Com mais de 100 anos, o licor tem tradição de família já faz três gerações e é sucesso o ano todo, mas é no mês de junho que ele vira o rei da festança. Segundo uma pesquisa de consumos e hábitos juninos, do portal São João na Bahia, a bebida é a preferida entre mais de 60% dos baianos.

As festividades de São João, Santo Antônio e São Pedro datam do século 15 e têm nas manifestações culturais de música e dança não apenas homenagens, mas também agradecimentos aos santos. O Bem Bahia vai conhecer de perto dois grupos de quadrilhas da capital baiana, o Forró do ABC, com 38 anos de atividades ininterruptas, a mais antiga em atividade na capital e também a Imperatriz do Forró, legítima representação dos bairros da região do Subúrbio Ferroviário, que já tem mais de 6 anos de fundação com a participação de cerca de 200 pessoas entre dançarinos e corpo técnico.

Bem Bahia especial de São João
Quando: quinta-feira, às 22:00, com reprise sexta-feira, às 19:00, e domingo, às 18:30. 
Onde assistir: TVE e YouTube.com/tvebahia 


MAIS DESTAQUES