DESTAQUES

01/08/2022 18:00 | IRDEB

Lançamento de obras do Edital Bahia na Tela

O evento de lançamento acontece no Cine Metha Glauber Rocha.

O lançamento de "Hiperpraia", "Cosmovisões das Mulheres Indígenas", "Toda Menina Baiana" e "As Gravações de Tuner na Bahia" acontece nesta quinta-feira (04), às 19h30, no Cine Metha Glauber Rocha. As obras são resultado do Bahia na Tela, maior edital de fomento à produção audiovisual para a televisão baiana, a partir da parceria entre a TVE e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).



Em "Hiper Praia", série documental sobre o litoral baiano, o telespectador vai conhecer a história e a rotina de vendedores ambulantes da Bahia. Escrita e dirigida pelo cineasta José Araripe Jr, a obra de 5 episódios foi gravada nas praias de São Tomé de Paripe, Porto da Barra, Boa Viagem, Imbassaí e na Praia do Flamengo. A exibição na TVE acontece a partir de segunda-feira (08), às 20h, e em horário alternativo às quartas e domingos, às 18h.

Ainda em agosto, mês da igualdade, a emissora exibe na quinta-feira (18), às 20h, e no sábado (27), às 15h, o documentário "Cosmovisões". O filme tem direção de Marcília Cavalcante e se passa no Sul da Bahia, onde sete mulheres indígenas convidam à reflexão, transitando por sua mitologia, ancestralidade e caminhos para o bem viver.

A série "Toda Menina Baiana", dirigida por Cecília Amado, será exibida em outubro e acompanha um dos principais ritos de passagem da adolescência, a chegada dos 15 anos, para falar sobre a formação da identidade feminina em toda sua diversidade. Já o filme documentário "As Gravações de Tuner na Bahia", de Gabriela Barreto, vai ao ar em novembro e revela o trabalho do afro-americano Lorenzo Turner, no início da década de 1940, que ao longo de meses de trabalhos em terreiros de candomblé de Salvador e do Recôncavo Baiano, produziu registros em áudio e fotografias, retratando a experiência linguística de personalidades religiosas.

Durante o lançamento estarão presentes os produtores das obras para um bate papo e será exibido o filme "As Gravações de Tuner na Bahia". 

O evento terá cobertura em tempo real nas redes sociais e o internauta poderá conferir mais informações no Instagram da emissora.

O Bahia na Tela foi o maior edital da história da televisão pública, com um investimento de R$ 15 milhões na produção de conteúdos audiovisuais baianos inéditos, entre séries e filmes.

Serviço:
Lançamento de obras do Edital Bahia na Tela nesta quinta-feira no Cine Metha Glauber Rocha
Quando: quinta-feira, 04 de agosto, às 19h30
Onde: Cine Metha Glauber Rocha

MAIS DESTAQUES