DESTAQUES

06/04/2023 11:52 | TVE

Confira a programação completa do abril indígena na TVE

Conteúdos dedicados à valorização dos povos tradicionais desta terra

No mês dedicado aos Povos Indígenas, a TVE Bahia apresenta uma programação especial com diversos conteúdos exclusivos que destacam a cultura, realidade e tradições dos povos originários do Brasil. O dia 19 de abril é dedicado à celebração da diversidade cultural e das histórias dos indígenas, e foi pensando nisso que a TVE selecionou diversos conteúdos que evidenciam a identidade e vivência deste povo. 

Confira a programação completa

O documentário ‘Essa Terra é Nossa' vai ao ar na próxima quarta-feira (12/04), às 21h30. Com produção de Carolina Canguçu e Roberto Romero, o filme apresenta as atrocidades vividas pela população indígena no Brasil e as tradições desses povos. Lançado em 2020, o documentário já participou de diversos festivais e prêmios, dentre eles o Mostra de Tiradentes e Sheffield Doc Fest, do Reino Unido. 





A partir de quinta-feira, 13 de abril, a TVE exibe filmes inéditos da Mostra Itaú Cultural - Cinema Indígena. Abrindo as sessões, a videorreportagem ‘Reformatório Krenak / Yamiyxop - Os Espíritos Guerreiros’ vai ao ar no dia 13 de abril, às 20h. Com duração aproximada de 20 minutos, o filme mostra toda luta e resistência do povo Krenak de Resplendor, que estão situados no estado de Minas Gerais. No dia 20 de abril, será exibido o filme Patxohã - Língua De Guerreiros, também às 20h. 

Já o documentário ‘Krenak’ vai ao ar no sábado, dia 22 de abril, às 20h. E fechando o Cinema Indígena, o filme ‘Língua e Território / Trilha Da Lagoa Seca’ é reproduzido no dia 27 deste mês, também às 20h.
Na sexta (14/04) e na quarta-feira (26/04), o universo da mulher indígena é apresentado através do documentário ‘Cosmovisões’, que é exibido às 21h30. Protagonizado por 7 mulheres, a obra foi gravada na comunidade indígena Tupinambá da Serra do Padeiro no Sul na Bahia, e apresenta a realidade ancestral e mitológica dessas mulheres. 

Refletindo sobre a potência, a força e resiliência dos povos tradicionais do Brasil, o curta-metragem ‘Parente - A Esperança do Mundo’, vai ao ar no dia 19 deste mês, às 21h30. Os relatos, imagens e dados, apresentam tempos nebulosos e sombrios enfrentados por essa população que conviveu e convive com a desassistência.





As produções ‘O Tekoha e o Prato Escolar: O Pnae na Aldeia Teýikue’ e ‘A roça, o rio e os degraus: alimentação escolar indígena no alto Solimões’, são exibidos de maneira inédita nos dias 19/04 às 17h30, 21/04, às 20h e 25/04, às 17h30.

O documentário ‘Saúde Indígena - Atenção Diferenciada e Políticas Públicas para Territórios Indígenas’, é exibido no dia 19 deste mês, às 19h. Através dos depoimentos de especialistas indígenas e não indígenas, a produção discute as necessidades e carências nos cuidados com essa população.

No sábado (19/04), encerrando a programação do abril indígena, a TVE exibe a Mostra Conteúdos Indígenas, às 21h30.Para fechar o abril indígena, no dia 29 deste mês às 21h30, a TVE apresenta de forma inédita a Mostra Conteúdos Indígenas.

MAIS DESTAQUES