DESTAQUES

20/04/2023 14:40 | TVE

Exposição, Música e Universitários Indígenas no Bem Bahia

Assista na TVE e no YouTube

Nesta quinta-feira (20), O Bem Bahia visita a exposição de Jota Cunha, no Museu de Arte Moderna (MAM). O programa também entrevista indígenas sobre sua experiência nas universidades e fecha com o som pop poderoso de Eloah Monteiro

Uma exposição no MAM faz uma retrospectiva da vida de Jota Cunha. Completando 75 anos, o artista é considerado um criador multifacetado, com contribuições nas artes visuais, no design, cenografia e moda, desde os anos 70. A mostra, intitulada ‘Uanga’ (feitiço/encantamento, em bantu), será realizada em três etapas. A primeira destaca obras conectadas ao universo das artes visuais, instaladas no térreo do Casarão do Solar.




No mês que celebra a luta por reconhecimento dos povos tradicionais, o programa aproveita para conhecer estudantes e profissionais indígenas presentes tanto na Universidade Federal da Bahia, quanto na Universidade Federal do Sul da Bahia. Eles contam como tem sido a experiência e troca de conhecimento com as instituições de ensino. Também discutem como isso pode quebrar velhos paradigmas e contribuir para aumentar o respeito e representatividade.

Para encerrar o programa, o Bem Bahia traz o som de Eloah Monteiro. Dona de uma voz marcante, a cantora, compositora e atriz foi uma das finalistas do Festival de Música Educadora FM. No álbum, “Em primeiro lugar”, ela apresenta músicas que falam de dilemas amorosos, posições políticas e experiências de forma leve, mas não menos potente, sobre a força da mulher, superando preconceitos e traumas.

O Bem Bahia vai ao ar todas às quintas-feiras, às 22h, com horários alternativos às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30. Assista na TVE e no YouTube.




MAIS DESTAQUES