DESTAQUES

02/06/2023 13:51 | TVE

Mais de 100 municípios recebem o sinal da TVE e TV Educa Bahia

Até dezembro deste, mais de 100 municípios serão beneficiados

O governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciaram nesta última quinta-feira (01), em Salvador, a chegada do sinal digital da TVE e da TV Educa Bahia para novos 116 municípios. A assinatura do convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal vai beneficiar mais de 2 milhões de baianos, que poderão assistir agora à programação das emissoras públicas.

“A relação com o Governo Federal foi modificada e não temos como não referenciar isso. Nós temos o trabalho do Irdeb todo esse período e no governo passado a gente não tinha condições de, sequer, oferecer imagens, programação para que o país pudesse apreciar uma boa produção cultural. Agora a gente vai poder utilizar de imagens de programação produzida por um canal público federal, com o conteúdo feito pelas mãos e pelas mentes do nosso Irdeb”, destacou o governador. 

A expansão do sinal é um compromisso do Programa de Governo Participativo (2023-2026). A partir da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, a população em todos os Territórios de Identidade terá acesso gratuito pela TV a uma programação com educação, informação e entretenimento, com conteúdos diversos que valorizam a identidade baiana, nordestina e brasileira. 

“A TVE é uma referência, um exemplo para todo o Brasil e para tudo aquilo que a gente acredita de tv pública e de jornalismo público. Hoje é um dia histórico. Nós não temos, em todo o Brasil, um exemplo tão bem sucedido, praticamente cobrindo todo o território da Bahia. Eu tenho certeza que esse exemplo vai ser inspirador não só para o povo baiano, mas para que, a partir da Bahia, a gente possa pensar um grande projeto para todo o Brasil", avalia o ministro.

Realizado durante a abertura do Seminário ‘Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia’, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o anúncio contou também com a presença do diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves, da Secretária da Educação, Adélia Pinheiro e do presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle.

“A TVE da Bahia é um exemplo para todos nós, inclusive para a EBC. É um exemplo de uma tv pública e uma rádio pública que funciona muito bem, que alcança grande parte do Estado e que, pelo que estou vendo, investiu bastante em tecnologia e equipamentos. Isso é muito importante porque você precisa melhorar o alcance e ampliar a qualidade de transmissão”, comenta Doyle.

A TVE mantém uma programação qualificada e diversa para todos os públicos que inclui cultura, educação, saúde, esporte e mantém parcerias com televisões públicas no Brasil e no exterior. A TVE tem a maior programação infantil entre as emissoras, é a Casa do Futebol baiano com a transmissão de todos os campeonatos do Estado, é a grande exibidora de shows de artistas locais e nacionais, sendo ainda a maior programadora de filmes, séries e documentários baianos.

A TV Educa Bahia é um novo canal de televisão que serve de apoio ao processo de aprendizagem dos estudantes. Lançado em março de 2021, traz conteúdos exclusivos para a Educação, durante as 24 horas por dia, todos os dias da semana. A nova emissora pública é uma iniciativa da Secretaria da Educação da Bahia (SEC) e faz parte de um conjunto de ações complementares, que foram implementadas para o retorno do ano letivo após a paralisação em função da pandemia do coronavírus.

A TV Educa Bahia oferece conteúdos para que os estudantes possam em casa assistir a uma programação que contempla os componentes curriculares do Ensino Médio referenciados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As aulas com professores(as) da Rede Estadual que integram o EMITEC (Ensino Médio com Intermediação Tecnológica) são transmitidas ao vivo de segunda a sexta-feira.

O diretor geral do Irdeb explicou a importância da entrega para a Bahia. “A população do interior tem o direito de assistir a tv pública e foi por isso que nós fizemos um primeiro processo de expansão do sinal digital. O Governo do Estado levou o sinal para 11 milhões de baianos e agora, nessa parceria com o Governo Federal, com a Empresa Brasil de Comunicação, com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, mais 2 milhões de baianos vão ter o prazer de assistir a tv pública e, agora, não só da TVE, pois vamos levar também o sinal da TV Educa Bahia, com aulas ao vivo para os estudantes da nossa rede, o sinal da rádio Educadora FM, porque as pessoas vão poder escutar a rádio pela televisão, e ainda vamos entregar mais um sinal de televisão, que é a televisão do Governo Federal”.

A partir desta quinta-feira, os municípios de Abaré, Andaraí, Aramari, Arataca, Belmonte, Cipó, Dom Basílio, Formosa do Rio Preto, Ibipitanga, Itapitanga, Jussari, Mortugaba, São Félix do Coribe, Sento Sé, Teofilândia e Tucano já poderão sintonizar na TVE e na TV Educa Bahia. Até dezembro de 2023, outros 100 municípios receberão o sinal e, com a implantação completa da nova expansão, 12,5 milhões de baianos terão acesso ao sinal digital das emissoras públicas de TV.

MAIS DESTAQUES