DESTAQUES

28/04/2023 10:20 | TVE

Obras indígenas inéditas neste sábado na TVE

Filmes produzidos e protagonizados por povos originários

Neste sábado (29), a TVE exibe filmes inéditos que fazem parte da programação do Abril Indígena. Destacando as vivências, saberes e tradições dos povos indígenas brasileiros as obras serão exibidas em uma sequência, que será iniciada às 21h30, encerrando assim um ciclo das mais diversas exibições com conteúdos produzidos e/ou protagonizados pelos povos tradicionais desta terra.

Confira a programação:  

Abrindo a programação, o filme ‘Paola’ de Ziel Karapotó conta a história de 
dois amigos que cresceram no território indígena Karapotó, no interior de Alagoas, e após seguirem caminhos diferentes, reencontram-se e iniciam um ritual de cura e afeto. 

Em seguida, o curta ‘XE ÑE’E (Meu Ser)’ narra o pensar e o fazer coletivo, através de vivências que surgem de subjetividades, e revelam como cada corpo originário carrega seu existir.

Logo após a videoarte ‘Ibirapitanga’ nos convida a fazer uma profunda reflexão 
sobre a importância da Mata Atlântica para a humanidade e sua influência na construção e manutenção da vida na terra.
 
Dirigido por Peter Wade e furto do projeto “Cultures of Antiracism in Latin America”, a vídeo-performance 'Ecos da Onça e do Pajé’ difunde a arte indígena antirracista que luta para combater a estigmatização dos povos indígenas brasileiros, consequência do processo de colonização do país. Em seguida, o filme ‘Re-ocupação’ é exibido.

Encerrando a programação, os filmes ‘Colheita Maldita’ e ‘Minha Avó Foi Pega a Laço’ são exibidos na tela da TVE.

Produzido por Denilson Baniwa, o vídeo ‘Colheita Maldita' faz uma referência paródica ao filme de terror "Colheita Maldita" (Fritz Kiersch, 1984) e conecta a relação predatória do capitalismo com a natureza. Com recorte no Brasil, a história apresenta as consequências drásticas desta relação, em especial os povos indígenas.

Já em ‘Minha Avó Foi Pega a Laço’, é abordado a problemática na naturalização desta fala “Pega a Laço”, que tem origem nas agressões históricas sofridas pelas indígenas presaa por colonos e forçadas a ter relações sexuais não consensuais que produziram filhos com ascendência indígena.


Obras indígenas inéditas na TVE neste sábado
Quando: 29 de abril, a partir das 21h30
Onde: TVE


MAIS DESTAQUES