DESTAQUES

12/09/2023 17:30 | TVE

Nelson Rufino é destaque na programação da TVE e Educadora FM

Ele completa 81 anos dia 12 de setembro

Homenageado da 21ª edição do Festival de Música Educadora FM, Nelson Rufino completa 81 anos nesta terça-feira (12 de setembro) e, para comemorar esta data especial, a TVE e a Educadora FM prepararam uma programação dedicada ao artista durante todo o mês de setembro. A partir desta segunda-feira (11), uma série de conteúdos traz o próprio Rufino contando histórias sobre suas composições mais famosas, algumas eternizadas por grandes parceiros, como Roberto Ribeiro, Walmir Lima, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho, e serão exibidas no intervalo da programação. Matérias especiais, exibidas nos programas Bem Bahia, TVE Revista e TVE Notícias, além de vídeos de grandes músicos do gênero, integram as homenagens ao artista.


Foto: Sergio Isensee

Na terça-feira (12), dia do seu aniversário, um Palco TVE Especial, às 20h, apresenta o show ‘Nelson Rufino, 55 anos de Samba’. Realizado em 2019, na Concha Acústica do TCA, e gravado pela Macaco Gordo Produções, a apresentação teve a participação de mais de 20 músicos de renome, entre eles, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Dudu Nobre, Xande de Pilares e Maria Rita. Um reflexo da história do artista, marcada por grandes parcerias. 

As homenagens continuam nos programas do Palco TVE de setembro, sempre aos sábados, às 18h30. No sábado do dia 16, o público vai ter a oportunidade de assistir mais uma vez o show transmitido no aniversário. No sábado seguinte (23), a emissora exibe a apresentação do sambista, no Pelourinho, durante o Carnaval 2023. Já no último sábado do mês (30), tem a exibição do show ‘Minha Vida’, gravado no Teatro Castro Alves, em comemoração aos 50 anos de música do artista, com a participação de Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Carlinhos Brown e Ivete Sangalo. As apresentações terão horários alternativos aos domingos, às 20h, e às sextas-feiras, às 21h.

Na Educadora FM, os ouvintes podem apreciar uma programação especial dedicada a Rufino, nas manhãs de 11 a 15 de setembro. Na terça-feira (12), ao meio-dia, o ‘Multicultura’, traz uma matéria especial sobre o artista, a partir de alguns dos seus intérpretes, como Mariene de Castro e Zeca Pagodinho. O programa Especial das Seis também será dedicado ao aniversariante, na terça-feira (12), às 18h30. E, no sábado (16), o show ‘Nelson Rufino, 55 anos de Samba’ poderá ser ouvido no programa ‘Samba’, às 11h.

Poeta do Samba
Nascido em 12 de setembro de 1942, Nelson Rufino demorou para assumir o samba como profissão. Tentou ser jogador de futebol por um tempo no Rio. De volta a Salvador, tornou-se metalúrgico e, nas horas vagas, dedicava-se à música em escolas e grupos de samba. Em 1963, foi convidado a compor um samba-enredo para o bloco do Tororó, com a qual venceria em 1965. 

Apelidado de ‘O Poeta’, pela riqueza de suas composições, foi ganhando reconhecimento nacional. Ao longo de 60 anos de carreira, realizou grandes parcerias e lançou sambas de sucesso como ‘Todo Menino é um Rei’, feita com Zé Luiz e imortalizada na voz de Roberto Ribeiro e ‘Verdade’, gravada pelo amigo Zeca Pagodinho, entre outras. Artistas como Martinho da Vila, Jorge Aragão, Péricles, Alcione, Elza Soares, e na Bahia, Walmir Lima, Riachão e Chocolate da Bahia colaboraram com sua obra, compondo com ele e/ou interpretando suas canções.

Em 2020, Rufino recebeu o título de ‘Comendador do Samba da Bahia’, pelos serviços prestados à cultura. Em maio deste ano, foi tema de um musical produzido pela Cia Vivavós, que contava sua história através de suas canções. O Festival de Música Educadora FM deste ano também vai prestar a devida homenagem com show realizado na cerimônia de premiação, em 09 de dezembro, na Concha Acústica. A transmissão será ao vivo pela TVE e Rádio Educadora FM.

MAIS DESTAQUES